[Aquishow Brasil] AgriFutura Pescado recruta startups e estudantes Estão abertas as inscriçõ

Home / Notícias / [Aquishow Brasil] AgriFutura Pescad...
Publicado em 27/04/2023 em 09:09

Estão abertas as inscrições para os programas de inovação do AgriFutura Pescado tanto para startups, com qualquer nível de maturidade, quanto para estudantes de universidades e escolas técnicas.

O evento está marcado para o período de 23 a 25 de maio, no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto/SP, como parte da programação da 12ª Aquishow Brasil.

O AgriFutura Pescado, idealizado pelo Instituto de Pesca, surgiu em 2022 como uma derivação (spin off) da marca registrada de inovação AgriFutura, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sob curadoria dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) dos institutos de pesquisa da agência.

Segundo Moshiko Frenkel, CEO do Instituto de Inovação Israelense (INNA), que atua em cooperação com as entidades estaduais, associações e entidades de ensino, a ideia é fomentar ações de inovação e impulso para o setor aquícola e promover conexões baseadas no conceito da “Tríplice Hélice”, ou seja, que unem o governo, a indústria e as universidades.

“A aquicultura brasileira tem crescido ano a ano e promete ser cada vez mais importante em percentual do Produto Interno Bruto (PIB), não apenas no que tange à cadeia de piscicultura (cultivo de peixes), mas também a outras cadeias, como maricultura (cultivo de organismos marinhos), malacocultura (cultivo de moluscos), carcinicultura (cultivo de camarões em viveiros) e algicultura (cultivo de algas), por exemplo”, contextualiza ele.

Para Marilsa Fernandes, presidente executiva da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP) e uma das organizadoras da Aquishow 2023, a realização do AgriFutura Pescado é uma grande conquista, pois qualifica a participação de startups e estudantes, agregando valor e diferenciando ainda mais o evento.

“Já desenvolvemos o Prêmio Inovação Aquícola há três anos, com muito êxito, e estamos com ótimas expectativas para o AgriFutura Pescado. Será um modelo inédito, pensado com muito carinho desde o ano passado, que vai trazer valor agregado, direta ou indiretamente, a todos os visitantes e ao setor como um todo”, comemora ela.

As startups serão contempladas em três estágios da programação:

  • o “Startup Race”, uma forma de mentoria e pré-aceleração de startups, por meio de uma competição com direito a entrega de troféus, certificados e prêmios;
  • o “Startup Expo”, uma oportunidade de vitrine para que as startups sejam conhecidas pelo mercado e validem suas ideias;
  • e o “Startup Play & Investiments”, em que as startups selecionadas em fase mais avançada poderão apresentar fisicamente suas soluções, a fim de angariar investidores e parceiros comerciais.

Já os estudantes poderão participar da “Gincana da Inovação” e da “Corrida pela Inovação”.  Nessas atividades, os participantes formarão times e terão que realizar uma série de tarefas ao longo do dia, com o auxílio de mentores de universidades, do Instituto de Pesca, do Instituto de Inovação Israelense e das demais entidades envolvidas na realização e correalização da Aquishow Brasil.

“Estamos abertos às universidades e empresas que acreditam na importância da aquicultura para o Brasil e queiram trabalhar em cooperação conosco ou possam adquirir uma ou mais cotas de patrocínio. Estamos construindo o futuro da inovação para a aquicultura em São Paulo e no Brasil”, reforça Frenkel.

Quem quiser participar das atividades deve preencher o formulário de inscrições, gratuitamente, pelo site oficial do evento.

Realização

A 12ª Aquishow Brasil é realizada de 23 a 26 de maio, pela PeixeSP, em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à APTA, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Neste ano, o evento conta com o apoio institucional da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp); do Sindicato Rural de São José do Rio Preto; e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesp – Senar/SP).

Serviço:

O que: 12ª Aquishow Brasil

Quando: De 23 a 25 de maio, das 9h às 18h (Em 26 de maio, haverá visita técnica externa)

Onde: Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental – Instituto de Pesca – Avenida Abelardo Menezes, s/nº, zona rural de São José do Rio Preto/SP

Redes sociais: @aquishowbrasil