Foram assinados nesta sexta-feira, dia 27, contratos com sete novas empresas de inovação que passam a integrar o Parque Tecnológico de Rio Preto por meio do programa de pré-incubação. As empresas atuam especialmente na área da tecnologia da informação e foram classificadas no processo seletivo público aberto em junho pelo Conselho Gestor do Parque Tecnológico. Os novos contratos foram assinados por autoridades públicas e empresários, em cerimônia na sede do Parque Tecnológico com a participação do secretário de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente do Conselho Gestor do Parque, Orlando Bolçone, e integrantes do Conselho.


Com a incorporação dos 7 novos empreendimentos, o Parque Tecnológico chega a 63 empresas sendo 46 nas duas incubadoras e no Centro Empresarial e 17 no Distrito Tecnológico, onde há uma empresa já em operação e 16 em fase de construção. O secretário de Planejamento, Orlando Bolçone, destacou o crescimento do Parque Tecnológico em cinco anos, “o que demonstra o crescente interesse dos empresários, o acerto das políticas públicas municipais nesta área e consolida o avanço da área da inovação na cidade, com reflexos positivos em toda a região metropolitana”.


Para o vice-presidente do Conselho Gestor, “o Parque Tecnológico de Rio preto passa por um momento muito especial. As sete startups desenvolvem tecnologias em várias áreas e certamente vão contribuir com a economia local e regional. Representa uma grande vitória porque, com essa marca, nós nos igualamos a diversos outros Parques Tecnológicos e podemos vislumbrar novos investimentos. Este ano foi ainda especial com a inauguração da primeira empresa no Distrito Tecnológico, além das demais empresas que estão com obras avançadas”.


As sete novas empresas que passam a integrar o sistema de inovação do Parque Tecnológico são:

  • Sigstech (inteligência de crédito e risco),
  • C2 Gases,
  • F5C Negócios (meios de Pagamento),
  • Paulo Rodrigo dos Reis Matheus (facilitação de compras no supermercado),
  • Gustavo Justiniano Pereira de Oliveira (Dieselsoft),
  • Brick Solutions (robótica educacional) e
  • Seer Tecnologia.

O coordenador executivo de Políticas Públicas da Secretaria de Planejamento Estratégico, Paulo Benzatti, que acompanhou o processo de seleção, explica que, agora, as novas empresas que vão integrar o ecossistema de inovação do Parque Tecnológico “passarão por uma trilha de capacitação e consultorias individualizadas para apoiá-los no desenvolvimento de seus projetos, pois o Parque oferece essa estrutura e esse suporte”.


O Parque Tecnológico de Rio Preto trabalha com seis segmentos prioritários: química fina, tecnologia de informação e comunicação, design, biotecnologia, tecnologia biomédica e agronegócio. Produtos e equipamentos desenvolvidos no Parque já estão no dia a dia de milhares de pessoas no Brasil e no mundo.

Texto: Adib Muanis Jr.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *