O Conselho Gestor do Parque Tecnológico, reunido nesta terça-feira, 17, aprovou a doação de uma área para a instalação do campus da UFSCar em Rio Preto. A área de 150 mil metros quadrados está localizada ao lado do Distrito Tecnológico.
O Conselho Gestor reúne representantes do poder público, universidades e iniciativa privada, e é a principal instância de deliberações do sistema de inovação.
Além de aprovar a proposta de doação, o Conselho Gestor exigiu como contrapartida a integração das atividades da UFSCar com as empresas de inovação e o oferecimento de cursos nas áreas prioritárias do Parque Tecnológico (agronegócio, química fina, design, biotecnologia, tecnologia da informação e tecnologia biomédica).
“Este é um passo muito importante na história do avanço do segmento da inovação tecnológica em Rio Preto. O Parque Tecnológico terá à disposição uma unidade conceituada de produção de conhecimento, estreitando ainda mais as ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de Rio Preto”, afirmou o secretário municipal de Planejamento Estratégico, Willian Meque.
O prefeito Edinho Araújo disse que a decisão “representa um grande avanço para a cidade, pois cumprimos mais essa etapa para a instalação da UFSCar, para oferecer mais oportunidades para os jovens. Esta é uma decisão histórica porque representa uma visão de presente e futuro”.
Participaram da reunião o vice-prefeito Orlando Bolçone, o secretário de Planejamento Estratégico, Willian Meque, o secretário de Obras, Israel Cestari, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luís de Souza, o vice-presidente do Conselho Gestor, Gilberto Mariano, o presidente da Apeti, Gerson Pedrinho, o diretor da Fatec, Sérgio Borges Junior, e representantes de empresas.
O tenente Norival Marques de Barros, que integra a equipe de transição do prefeito eleito, coronel Fábio Cândido, participou da reunião, a convite do secretário de Planejamento. “O coronel Fabio Cândido manifestou seu apoio para a instalação da UFSCar em Rio Preto, garantindo toda a infraestrutura necessária para o êxito do projeto”, disse Norival.
A proposta de doação da área foi encaminhada à Câmara para ser analisada e votada em sessão extraordinária nesta quinta-feira, dia 19.
Texto: Adib Muanis Jr.