Um grupo de coordenadores e professores de universidades de Rio Preto e região visitou nesta quarta-feira as instalações do Parque Tecnológico. A visita faz parte da programação do Conexco, programa criado pela Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação) com o objetivo de conectar as universidades ao Parque Tecnológico para ampliar as ações de cooperação. “A meta é mostrar o que é produzido aqui, como a gente desenvolve pesquisas e produtos para aceleração das empresas e suporte aos empreendedores”, explicou o diretor do núcleo de Inovação da Apeti e coordenador do Conexco, Kleber Rodrigues.
O programa foi criado pela diretoria de Startups e Inovação da Apeti e tem a participação da prefeitura, por meio da secretaria municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Acirp, Sebrae, Apeti e Parque Tecnológico. Segundo Kleber Rodrigues, diretor da Apeti e coordenador do Conexco, há dois programas atualmente em execução: com os coordenadores de cursos de Tecnologia da Informação e a secretaria da Educação, com reuniões mensais de avaliação, com o objetivo de promover melhorias no ensino das disciplinas ligadas à tecnologia, e encontros de inovação para conectar empresas da região, universidades e startups.
O secretário de Planejamento Estratégico, Willian Meque, disse que programas como Conexco “são muito importantes para ampliar a interlocução e a cooperação entre o poder público, empresas e universidades, sempre com a meta de promover melhorias para a população”.
Participaram do encontro o secretário municipal de Planejamento Estratégico, Willian Meque, a chefe de gabinete da Secretaria municipal de Planejamento Estratégico. Márcia Silvério Domingues, os coordenadores executivos de Políticas Públicas da secretaria, Paulo Benzatti e Eliane Abreu, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Preto, Jorge Luís de Souza, a professora Liszeila Martingo, que também coordena o Programa Conexco, e os representantes de instituições de ensino Unesp de Rio Preto, Fatec de Jales, Rio Preto, Barretos e Catanduva Senai, Unip, Etec de Rio Preto, Unorte, Instituto Federal de Rio Preto e Senac.
Texto: Adib Muanis Jr.