O prefeito Edinho Araújo assinou nesta sexta-feira, dia 3, o decreto que cria o Plano Diretor de Tecnologias para Cidades Inteligentes, denominado “Rio Preto, Cidade Inteligente, Resiliente e Humana”. O PDTCI, que está previsto no Plano Diretor lançado em 2021, foi debatido durante dois anos por técnicos do Parque Tecnológico, secretarias municipais, autarquias e instituições da sociedade civil.
Em linhas gerais, o Plano propõe a adoção de novas tecnologias e uma metodologia para auxiliar na gestão dos indicadores estratégicos e de monitoramento, facilitando a colaboração entre as secretarias municipais, empresas públicas e autarquias, simplificando, desburocratizando e dando mais visibilidade à administração.
Um dos programas incluídos no PDTCI de Rio Preto prevê a implantação de um sistema de soluções nas áreas da segurança pública e mobilidade urbana, com a utilização de tecnologias avançadas para vigilância de ruas e avenidas e controle centralizado dos semáforos, para aumentar a segurança e melhorar o fluxo de veículos.
O prefeito Edinho Araújo destacou a participação efetiva das secretarias, autarquias, universidades e sociedade civil na elaboração do Plano e ressaltou que o compromisso que a cidade assume para o uso da tecnologia e da inovação para melhorar a vida dos moradores em todas as áreas.
Para Orlando Bolçone, o PDTCI representa “um grande avanço para a gestão municipal, para melhorar a qualidade de vida da população, aumentar muito a eficiência na prestação dos serviços públicos e a sustentabilidade. É um modelo construído com critério, com um olhar estratégico para todas as áreas”.
O vice-presidente do Conselho Gestor do Parque Tecnológico, Gilberto Mariano, um dos coordenadores do PDTCI, explica que o Plano tem o objetivo de transformar a prestação dos serviços públicos, aumentar a interação entre poder público e comunidade e estimular a gestão consciente dos recursos naturais e orçamentários. “Para ser reconhecida como uma cidade inteligente, não basta ser inteligente, precisa demonstrar, e para isso, propomos a adoção de uma metodologia e de indicadores de gestão para acompanhamento da evolução do município conforme prevê as normas ISO relacionadas a Cidades Inteligentes”, afirma.
Participaram da cerimônia, na sede do Parque Tecnológico, o secretário municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Orlando Bolçone, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luis de Souza, a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, a secretária do Meio Ambiente, Kátia Penteado, a secretária do Trabalho, Adriana Romano, a secretária da Mulher, Maria Cristina Godoi, o secretário da Saúde, Aldenis Borim, o secretário da Habitação, Manoel Gonçalves, o secretário de Trânsito, Amaury Hernandez, secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, secretário da Fazenda, Martinho Ravazzi, secretário da Administração, Adilson Vedroni, o direyor do Instituto federal, Marcos Amoriele, consultores de empresas, vereadores Robson Ricci e Pedro Roberto, diretores da Apeti, o presidente da Empro, Ângelo Bevilacqua, o vice-presidente da Acirp e do Conselho Gestor do Parque Tecnológico, Gilberto Mariano, a chefe de gabinete da secretaria de Planejamento Estratégico, Márcia Silvério Domingues, técnicos da prefeitura, representantes da sociedade civil e da empresa Voyager, responsável pela elaboração do PDTCI.