Foi sancionada nesta terça-feira 02/05, pelo prefeito Edinho Araújo a lei que institui o Sistema de Inovação de São José do Rio Preto, aprovada pela Câmara. A assinatura ocorreu durante a 54ª reunião do Conselho Gestor do Parque Tecnológico, com participação de representantes do segmento público executivo, educacional e empresarial.
Uma das principais medidas da lei é a criação dos Centros de Inovação Populares em Rio Preto, espaços descentralizados com o objetivo de levar inovação e tecnologia às regiões da cidade. A lei pretende também ampliar a pesquisa científica e o empreendedorismo no segmento da inovação. Outra ação prevista na lei é alinhar o Marco Legal das Startups, de 2021, às iniciativas de inovação já adotadas pelo município, como por exemplo a regulação dos ambientes experimentais oferecidos pelo poder público para que startups possam desenvolver e testar novas tecnologias.
O secretário de Planejamento Estratégico afirmou que o Sistema de Inovação de Rio Preto “vai promover a disseminação do conhecimento, da cultura da inovação e o despertar de novas ideias e talentos da comunidade. Assim, o Parque Tecnológico consolida seu papel de alçar a inovação como mecanismo de transformação social, utilizando a tecnologia como principal ferramenta”.
O especialista em Desenvolvimento Social da Secretaria de Planejamento Estratégico, Willian Meque, que participou da elaboração da nova lei, afirma que uma das metas prioritárias é “expandir a capacitação, o desenvolvimento industrial e tecnológico competitivo e também o empreendedorismo inovador na cidade, trazendo inclusão social, geração de empregos e renda”.
Texto: Adib Muanis/Secretaria de Planejamento