Neste mês as empresas selecionadas do último processo seletivo aprenderam um pouco mais sobre o perfil empreendedor através dos workshops ministrados pelo consultor empresarial do SEBRAE, Arthur Shoiti e pela consultora de planejamento estratégico do Parque Tecnológico, Consuelo Braz.
De acordo com o Empretec, que é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicado no Brasil pelo SEBRAE, existem 10 características comportamentais comuns em empreendedores de sucesso:
- Iniciativa e busca de oportunidades
- Persistência
- Correr riscos calculados
- Exigência de qualidade e eficiência
- Comprometimento
- Busca de informações
- Estabelecimento de metas
- Planejamento e monitoramento sistemáticos
- Persuasão e rede de contatos
- Independência e autoconfiança
Entre essas características, podemos destacar: primeiro a busca de informações, segundo o estabelecimento de metas e em terceiro o planejamento com monitoramento. Dificilmente uma só pessoal tem as 10 características bem desenvolvidas, por isso é importante buscar pessoas/sócios que complementem suas deficiências. Todos possuem estas características, mas é preciso analisar quais delas são mais fortes e quais são mais fracas, o mesmo vale para seu sócio.
No site do SEBRAE você tem acesso a vários cursos gratuitos, recomendamos fazer o curso “Como reconhecer características empreendedoras” para obter mais informações que irão te ajudar no processo empreendedor: