Uma comitiva formada por professores, empresários e pelo ex-prefeito de Gainsville (Flórida), Lauren Poe Flórida, visitou as instalações do Parque Tecnológico na tarde do dia 14, quinta-feira. O grupo foi recebido pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Orlando Bolçone, pelo vice-presidente do Conselho Gestor do Parque Tecnológico, Gilberto Mariano, por representantes da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação), como o presidente da entidade, Gerson Pedrinho, a chefe de gabinete da secretaria de Planejamento, Márcia Silvério Domingues, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luis de Souza, o especialista em Desenvolvimento Social da secretaria de Planejamento, Willian Meque, empresários e colaboradores das empresas.
Os visitantes se reuniram com representantes da secretaria da Educação, que fizeram uma exposição sobre o sistema de ensino nas escolas municipais, número de alunos, orientações pedagógicas e projetos para o ano.
Em seguida, a comitiva, encabeçada pelo rio-pretense radicado na Flórida Welton Tremura, percorreu as instalações da sede administrativa, do Centro Empresarial, e de quatro empresas instaladas no Parque Tecnológico. No Centro Compartilhado de Inovação, assistiram a palestras e exibições de vídeos institucionais sobre o funcionamento do Parque. O vice-prefeito entregou ao grupo o decreto do prefeito Edinho Araújo declarando os visitantes hóspedes oficiais do município, além de exemplares, em inglês da Conjuntura Econômica de Rio Preto, publicada há 38 anos, e que é o maior bando de dados sociais, econômicos e demográficos da cidade.
Bolçone destacou a importância da visita “para reforçar os laços entre as instituições acadêmicas, como a Universidade da Flórida, e o Parque Tecnológico e nossas entidades educacionais. Esta visita tem um caráter histórico, por sua relevância em ampliar o intercâmbio entre essas instituições”.
O ex-prefeito de Gainsville, Lauren Poe, disse que o grupo “ficou impressionado com a estrutura e com o funcionamento do Parque Tecnológico, um modelo de gestão muito eficiente e que alcançou um grande sucesso nos últimos anos”.
Texto: Adib Muanis Jr.