O prefeito em exercício e secretário municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Orlando Bolçone, participou nesta terça-feira, 24, da abertura do 3º ciclo do Health Me Up, programa de aceleração de empresas de inovação que atuam no segmento da saúde e que será realizado no Parque Tecnológico de Rio Preto.
Foram feitas mais de cem inscrições e selecionadas onze empresas de vários Estados do país, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, e do exterior, como a norte-americana Emmimed, que desenvolveu uma plataforma de monitoramento remoto de pacientes.
Todos os projetos têm a inovação na área da saúde como objetivo principal, como plataformas em nuvem para a gestão de imagens médicas e telemedicina, tecnologia que permite avaliar, prever e evitar enfermidades com o uso de câmeras para monitoramento, e o desenvolvimento de software de Inteligência Artificial para aprimorar resultados obtidos em diagnósticos.
Na abertura do evento, Bolçone destacou a vocação da cidade para a inovação tecnológica e as políticas públicas executadas pela administração nesta área. “Rio Preto tem a inovação no DNA e a gestão municipal tem estabelecido e colocado em prática ações que possibilitam o avanço consistente da ciência e da tecnologia, que são estratégicos para o futuro”. Para João Paulo Geroldo, diretor da QuikDev, empresa que opera o Health Me Up, o programa está contribuindo para o crescimento e evolução do setor de saúde. “Temos falado muito sobre a cidade se mostrar cada vez mais capacitada a se tornar um polo em saúde. E para dar mais um passo rumo a esse objetivo, nada melhor do que poder trazer para Rio Preto inovações diversas do Brasil e até de fora, que tem tudo para conseguir se desenvolver aqui e auxiliar na saúde da cidade”.
Entre os dias 24 e 27 de janeiro será realizado o Bootcamp (método de ensino intensivo e imersivo em um curto período de tempo) evento que será composto por rodadas de mentoria, oficinas e networking e que marcará o início do terceiro ciclo de aceleração do programa.
Além das startups selecionadas, participarão também as empresas que promovem o Health Me Up como Braile Biomédica, Grupo Cene, Shift, Ultra-X Medicina Diagnóstica e Unimed Rio Preto.