Fortalecer a indústria de base tecnológica e a inovação na área da saúde é a meta da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), segundo o diretor da Terceira Diretoria do órgão, Alex Machado Campos, que visitou a sede do Parque Tecnológico e as instalações da empresa P&F Brasil nesta segunda-feira, 22. O diretor estava acompanhado pelo presidente do Conselho de Administração da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS) Carlos Gouvêia e Antonio Totaro, CEO da Toro Relações Institucionais. Eles foram recebidos pelo vice-prefeito de Rio preto e secretário municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação Orlando Bolçone, prelo diretor da P&F Brasil, Guilherme Agrelli, pelo gerente de Assuntos Regulatórios da empresa, Bruno Oliveira, e por técnicos do Parque Tecnológico.
O diretor da Anvisa afirmou que a Agência busca suprir os “vazios tecnológicos na área da saúde verificados na época da pandemia, quando faltaram equipamentos e produtos que precisavam ser importados. Isso se faz com o fortalecimento do complexo econômico industrial da saúde. Portanto, essa visita tem o caráter de reforçar a importância de Parques Tecnológicos como esse, que já tem um prestígio reconhecido”.
O secretário de Planejamento explicou o modelo de gestão, de funcionamento das incubadoras de empresas, além de destacar o crescimento sustentável registrado na área da inovação e no Parque Tecnológico nos últimos dois anos, alcançando 58 empresas de base tecnológico em operação.
Os diretores da Anvisa e da ABIIS conheceram também a P&F Brasil, seu plano estratégico em saúde e os processos de desenvolvimento tecnológico e fabricação de válvulas cardíacas, além de projetos e soluções minimamente invasivas no campo da cardiologia intervencionista. Em março, a P&F recebeu autorização da Anvisa para comercialização do Sistema TricValve, única opção aprovada pela agência para tratamento de insuficiência cardíaca causada pela regurgitação severa da valva tricúspide. Todo o desenvolvimento tecnológico do Sistema TricValve foi realizado no Parque Tecnológico de Rio Preto, onde também são produzidas as válvulas.
Essa visita reforça o olhar atento da Anvisa para empresas inovadoras que investem fortemente em pesquisa, desenvolvimento, fabricação e distribuição de soluções para tratamentos de saúde que beneficiam milhares de pacientes”, afirmou Guilherme Agreli, responsável pela P&F Brasil.
A P&F é uma empresa global com atuação em pesquisa, desenvolvimento, fabricação e distribuição de soluções inovadoras e minimamente invasivas no campo da cardiologia. Sua única unidade no Brasil está instalada no Parque Tecnológico de Rio Preto e produz o Sistema TricValve, além de conduzir pesquisa e desenvolvimento de válvulas protéticas pulmonar, aórtica e mitral.
Texto: Adib Muanis/Secretaria de Planejamento