O Parque Tecnológico “Vanda Karina Simei Bolçone” recebe de 03 a 05/10, a 7. Edição do NASA Space Apps Challenge – São José do Rio Preto 2025. A cerimônia de abertura será nesta sexta-feira, 03/10 às 18h30 e o evento acontece durante todo o sábado e segue até a tarde de domingo
Com mais de 200 inscritos para apenas 100 vagas, o evento promete movimentar o ecossistema de tecnologia e inovação da cidade. As equipes escolhidas já passaram por workshop sobre uso de inteligência artificial e dados, além de palestras “NASA Talks” sobre pitch, visão computacional e aplicações espaciais. O evento é apenas para os selecionados.
Desafios globais
Durante o hackathon, cada equipe deverá resolver um dos 18 desafios globais propostos pela NASA, que abrangem temas como agricultura, mudanças climáticas, exploração espacial, reciclagem em ambientes extremos, entre outros.
Entre eles, um dos mais instigantes incentiva a construção de um jogo educativo que usa dados abertos da NASA (imagens de satélite e informações climáticas) para simular cenários agrícolas — oferecendo ao jogador o desafio de equilibrar irrigação, fertilização e sustentabilidade. Outro propõe soluções de reciclagem para resíduos inorgânicos em Marte, um desafio que ressoa diretamente com problemas reais de descarte na Terra.
Desde 2019, quando o evento passou a ser organizado em Rio Preto, mais de mil jovens e entusiastas já passaram pela maratona local, gerando uma rede ativa de mentores e projetos que seguiram adiante, como é o caso “Safe on Orbit”, que atua em evitar colisão de satélites, e é a primeira startup brasileira espacial a receber investimento de um fundo de venture capital. Mais que um hackathon, o evento promete uma atualização global, com os pés no chão local.
“Não é apenas uma maratona – a proposta é trazer para os participantes uma atualização do que de mais avançado ocorre no mundo, conectando inovação, mudanças climáticas e tecnologias aplicadas da educação, agronegócio a exoplanetas”, afirma Leka Hattori, city connector da Nasa e uma das realizadoras do evento.
Para Guilherme Janku Achcar, local lead, “o fato de uma das perguntas exigir qual IA foi usada já mostra que essas ferramentas estão cada vez mais incorporadas ao nosso dia a dia. A mentoria voluntária no sábado, para tirar dúvidas, é vital — permite que as ideias sejam aprimoradas e amplia o networking entre participantes e profissionais do ecossistema local.”
O secretário municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Alves do Santos Júnior afirma que eventos como este vem de encontro com a missão do Parque Tecnológico e de todo o ecossistema de inovação que vem avançando em Rio Preto. “Além de um polo incubador, o Parque Tecnológico é um espaço receptivo a projetos de parceiros do Brasil e do exterior que buscam contribuir e promover trocas com os públicos de interesse do setor em Rio Preto. Estaremos sempre de portas abertas para promover a inovação, ciência e tecnologia”, destaca Mauro.
Confira a notícia completa: https://www.riopreto.sp.gov.br/noticias/parque-tecnologico-recebe-evento-da-nasa