A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo abriu nesta segunda-feira, 3, a 22ª Semana Integrada do Meio Ambiente. A cerimônia de abertura aconteceu na sede do Parque Tecnológico, com a presença do prefeito Edinho Araújo, vice-prefeito Orlando Bolçone, deputado estadual Itamar Borges e secretária do Meio Ambiente, Katia Penteado, marcando o início da programação que vai até o dia 9/6, com diversas ações por toda a cidade.
A semana também marca as celebrações e conscientizações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) e tem ainda a função de ser uma campanha de conscientização sobre diversos temas ligados à sustentabilidade, especialmente a importância da arborização urbana, por meio do fim das podas drásticas e de supressões de árvores desnecessárias e sem autorização, bem como a importância do plantio de novas mudas.
Em celebração aos 22 anos da Sima, foi realizado um evento especial envolvendo ONGs, Institutos e Grupos Organizados da Sociedade Civil parceiros. O objetivo foi apresentar as ações desenvolvidas na cidade em prol do meio ambiente, com ênfase em projetos de arborização urbana. Cada instituição parceira – Projeto Salvando o Verde, Projeto Água Nascente São Marco, Projeto Praça Florida, Projeto Muda que a Cidade Muda e Projeto Educação Ambiental e a Revitalização do Córrego Piedadinha – teve 10 minutos para expor suas iniciativas, recebendo ao final um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados ao meio ambiente de São José do Rio Preto.
As ações dessas instituições têm recebido significativo apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, por meio do Viveiro Municipal. Este suporte inclui o fornecimento de mudas de árvores, estacas, compostos e substratos, além de recursos como tratores para perfuração e caminhões-pipa para irrigação. Esse apoio foi intensificado no ano passado com a criação de uma equipe dedicada ao plantio e manutenção de árvores, destacando o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade e o meio ambiente.
“O objetivo é incentivar o voluntariado e alcançar as metas estabelecidas pelo Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e Cerrado, além do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima. Esses planos visam não apenas a preservação e recuperação das áreas verdes da cidade, mas também a adaptação às mudanças climáticas, promovendo um ambiente mais saudável e resiliente para os cidadãos de São José do Rio Preto”, explica a secretária do Meio Ambiente e Urbanismo, Katia Penteado.
“A Semana do Meio Ambiente inspira novas iniciativas e colaborações que continuarão a transformar a paisagem urbana e a qualidade de vida em São José do Rio Preto”, disse o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento Estratégico, Orlando Bolçone.
Além da Secretaria de Meio Ambiente, como realizadora, são parceiras neste ano na realização da Sima, a Secretaria de Assistência Social, Camerata Jovem Beethoven, Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Texto: Adib Muanis Jr.