Foi lançado oficialmente nesta quarta-feira, 27, o Centro de Ciência para o Desenvolvimento para a Neutralidade Climática da Pecuária de Corte em Regiões Tropicais (NeuTroPec), que ficará sediado em uma fazenda entre Rio Preto e Mirassol. As pesquisas terão foco na neutralidade climática e pecuária de baixo carbono, acompanhando o ciclo de vida dos animais, o meio ambiente e aspectos relacionados ao melhoramento genético, reprodução, e análise de consumo e balanceamento de carbono.
O projeto é financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo), em parceria com a iniciativa privada e terá a coordenação do Instituto de Zootecnia, APTA (Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócios). A meta do Centro é avaliar a neutralidade climática, especialmente para as condições encontradas na regiões tropicais, em vez de fazer essa avaliação com dados colhidos em regiões de clima temperado.
Segundo a coordenadora do Instituto de Zootecnia em Rio Preto, Renata Branco, as pesquisas do Centro vão focar em diferentes parâmetros relacionados à pecuária de baixo carbono, acompanhando todo o ciclo de vida do animal. Para o secretário municipal de Planejamento Estratégico, Orlando Bolçone, a inauguração do Centro “representa um grande avanço na área da pesquisa e da inovação em benefício do meio ambiente e da pecuária brasileira”.
Texto: Adib Muanis Jr.