Foi inaugurado nesta segunda-feira, 24 de abril, o Centro de Capacitação Compartilhado da Apeti (Associação de Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação), com o lançamento do Programa Alicerce, direcionado à formação de mão de obra para a área tecnológica.

O CCC, que está instalado no Centro Incubador de Empresas do Parque Tecnológico, é um projeto de Apeti- APL TIC (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação) e tem como objetivo central a geração e formação de mão de obra especializada em tecnologia da informação e comunicação para inserção no mercado de trabalho. Para fazer a seleção dos jovens, foi lançado o Projeto Alicerce, com 20 vagas disponíveis para alunos do ensino médio a partir de 15 anos. Segundo a diretora social da Apeti, Yonei Scotelari, os cursos de qualificação profissional terão a duração de seis meses,  com aulas três vezes por semana.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Orlando Bolçone, saudou a inauguração do Centro e destacou o trabalho da Apeti na promoção do desenvolvimento tecnológico de Rio Preto, em parceria com a prefeitura. “Rio Preto tem um modelo eficiente, inovador e único no modelo de inovação, construído ao longo dos anos sempre em sintonia com a prefeitura e as instituições da cidade”.

O presidente da Apeti, Marcelo Lorencin, falou sobre o trabalho a ser realizado no Centro de Capacitação Compartilhado, ressaltando o Projeto Alicerce “que vai fazer a escolha da primeira turma de jovens talentos na rede pública que irão participar deste projeto inédito”. Lorencin agradeceu também o apoio da prefeitura, do Parque Tecnológico e de todos os setores envolvidos na implantação do CCC.

Para o deputado estadual Itamar Borges, que destinou uma emenda parlamentar para contribuir com a construção do Centro, a importância do trabalho da Apeti não se limita a Rio Preto, mas avança positivamente também pelas cidades que integram a região metropolitana.

Participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Orlando Bolçone, representando o prefeito Edinho Araújo, o deputado estadual Itamar Borges, o presidente da Apeti, Marcelo Lorencin, diretores da entidade, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), Kelvin Kaiser, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luis de Souza, secretária da Educação, Fabiana Zanquetta, do presidente da Empro, Julio Cesar Antonio Filho, da diretora regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado) Aldina D’Amico, do vice-presidente do Conselho Gestor do Parque Tecnológico, Gilberto Mariano,  representantes do Sebrae, da Fatec, da Unesp e empresários.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *