O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, lançou nesta terça-feira o Tecnocidades, programa que tem o objetivo de incentivar e apoiar os municípios na elaboração de leis atualizadas que facilitem a implantação da tecnologia 5G para a modernização dos serviços públicos. O evento, realizado na sede do Parque Tecnológico, foi promovido pela InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e reuniu o prefeito Edinho Araújo, o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento Estratégico, Orlando Bolçone, prefeitos, vereadores, empresários e gestores municipais da área da inovação.
Atualmente, 134 cidades paulistas têm autorização da Anatel para ativar a rede 5G, mas 97 ainda não mudaram a legislação para facilitar a implantação desta tecnologia. Em Rio Preto, a prefeitura já encaminhou projeto de lei com esse objetivo. A proposta está em tramitação na Câmara.
Segundo informações da InvestSP, as leis municipais atuais impõem vários obstáculos para o avanço da tecnologia 5G, que exige um número de antenas bem maior, instaladas nos mais variados espaços. Uma das primeiras frentes do TecnoCidades será apoiar os municípios na modernização das leis, o que tende a acelerar a chegada do 5G.