Foi assinada nesta sexta-feira, dia 17, a parceria entre a Cooperlagos e a Blueen, empresa incubada no Parque Tecnológico, com o objetivo de estabelecer uma nova forma de operação da cooperativa, que atua na coleta seletiva de resíduos há vinte anos.
A assinatura ocorreu durante o evento “Transforme-se para o futuro: inovação, ESG e economia circular impactando positivamente na sociedade”, realizado na sede do Parque Tecnológico e que reuniu diretores da empresa, da cooperativa, representantes de condomínios empresariais e residenciais, instituições de ensino, bares, restaurantes e empresários que desejam adotar a agenda ESG (Governança, Meio Ambiente e Social).
Durante o evento, foi lançada a plataforma de gestão de resíduos e um aplicativo desenvolvidos pela Verdaz, empresa fundadora da Blueen e que opera no Parque Tecnológico, que passam a ser usados pela Cooperlagos de forma pioneira. A meta é facilitar o controle de todo o lixo que a cooperativa recolhe e que vai para reciclagem. Participaram a secretária do Meio Ambiente, Katia Penteado, a diretora da Cooperlagos, Tereza Marta Pagliotto, a consultora de planejamento estratégico do Parque Tecnológico, Consuelo Braz, colaboradores da cooperativa, empresários e representantes do Sebrae.
Para o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Orlando Bolçone, “este é um importante momento para o cenário de inovação e sustentabilidade da região, visto que empresas de diferentes áreas estão cada vez mais buscando iniciativas que promovam práticas sustentáveis em suas operações”.
Raphael Fagliari, gestor da Verdaz, afirmou que “a inovação é de extrema importância para que indústrias, comércio, condomínios, empresas e instituições de ensino se insiram no contexto da agenda ESG, e o evento de hoje mostra que muitas ações podem ser adotadas para contribuir com essa pauta, que gera impactos positivos em toda a sociedade”.