O presidente da Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp), Edson Antonio Capello Sousa, o diretor da Unesp de Rio Preto, Júlio César Torres, e o vice-diretor, Fernando Noll, visitaram a sede do Parque Tecnológico e se reuniram com o secretário de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente do Conselho Gestor do Parque Tecnológico, Orlando Bolçone, o vice-presidente do Conselho, Gilberto Mariano e a chefe de gabinete da secretaria de Planejamento, Márcia Silvério Domingues, e os diretores da Apeti (Associação de Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação) Gerson Pedrinho e Giuliano Cardozo, para falar sobre parcerias entre as instituições na área da inovação.
O presidente da Fundação, criada há 33 anos, explicou que a entidade pode firmar convênios com o poder público e contratos com a iniciativa privada para atuar em conjunto nas áreas de pesquisas e desenvolvimento de produtos e equipamentos, desde que voltados à inovação tecnológica. Segundo Edson Antonio Capello Sousa, um dos objetivos é colaborar para que técnicas e recursos humanos no ensino, pesquisa e extensão formem parcerias com setores dos governos municipal, estadual e federal, voltadas para ações de utilidade pública e no atendimento de demandas da sociedade.
“Queremos trazer possibilidades para novos acordos de cooperação, ampliando a interlocução com o poder público, pois a Universidade tem diversidade de pesquisas e pode contribuir com o desenvolvimento da inovação”, disse o presidente da Fundunesp.
O secretário de Planejamento destacou que a Unesp sempre “esteve presente ao longo dos anos de estudos e implantação do sistema de inovação tecnológica em Rio Preto, sendo hoje uma parceira fundamental na discussão dos grandes temas desse estratégico segmento estratégico”.
Os diretores da Apeti manifestaram interesse em prosseguir com as tratativas para a formalização de parcerias em diversas áreas, como saúde e Inteligência Artificial. Uma nova reunião foi marcada para janeiro de 2023.
COOPERAÇÃO
Em 2021, a prefeitura, por meio da secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, assinou um Termo de Cooperação com o Ibilce/Unesp de Rio Preto, com o objetivo de integrar a Unesp ao ecossistema de inovação tecnológica por meio da imersão de graduandos e pós-graduandos nas atividades de formação, consultoria e mentoria do Parque Tecnológico, com instrumentação e treinamentos especializados nas áreas tecnológicas e empresariais, envolvendo, também, as empresas juniores do Ibilce.
Como contrapartida da universidade, a cooperação visa desenvolver apoio técnico e científico a projetos, planos e ações relacionadas às empresas instaladas no Parque, ao Programa Smart Cities e aos projetos de implementação e consolidação da recém criada Região Metropolitana de Rio Preto, sobretudo nas áreas de meio ambiente, educação, cultura, tecnologias da informação e comunicação, acessibilidade e inclusão social.