Diretores, funcionários e colaboradores das empresas do Parque Tecnológico participaram de um workshop sobre a Agenda ESG, ministrado pela CEO da empresa Província, Daniela Costa, e pelo diretor de Inovação e Sustentabilidade da Verdaz, Raphael Fagliari. O tema do curso foi ESG: como essa sigla está revolucionando o mercado.
A sigla ESG, criada em 2004 pelo Pacto Global, é usada para designar Enviroment, Social and Governance (Meio Ambiente, Social e Governança), que envolve os tipos de práticas corporativas que devem ser adotadas por empresas no mundo todo para promover o desenvolvimento sustentável evitando as mudanças climáticas e as emissões de gases do efeito estufa, buscando melhores condições de trabalho e salariais para os colaboradores, e combatendo a corrupção, entre outras ações.
Os palestrantes deram um panorama dos debates em torno do tema e da importância da agenda ESG na definição de estratégias de investimentos por parte das empresas.
Na abertura da palestra, o secretário de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Orlando Bolçone, destacou que a busca pelo desenvolvimento sustentável “é uma das diretrizes da administração, lembrando que Rio Preto é uma das signatárias dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU”. Para o secretário, que também é presidente do Conselho Gestor do Parque Tecnológico, a cidade “vive seu melhor momento no segmento da inovação tecnológica, pois tem área disponível, massa crítica e e integração entre universidades, iniciativa privada e poder público”.
O coordenador de Políticas Públicas da secretaria de Planejamento Estratégico e um dos organizadores do ciclo de palestras, Paulo Benzatti, disse que a escolha do tema ESG foi feita “diante das necessidades identificadas nas empresas incubadas no Parque, e essa capacitação serve para aperfeiçoar o planejamento, as estratégias de comunicação e venda e os temas voltados à tecnologia e sustentabilidade”.
A palestra desta sexta-feira, dia 25, encerrou o ciclo de palestras internas promovido pelo Parque Tecnológico direcionado a empresários e colaboradores, e que abordou temas como planejamento estratégico, estratégias de comunicação, vendas, desenvolvimento de novos produtos e legislação.